Foto do escritorgil celidonio

Doenças Reumáticas podem atingir todas as idades

Muitas doenças são perigosas não por suas manifestações primárias no período agudo, mas por consequências de longo prazo. Quando você tem reumatismo e se sente uma pessoa completamente saudável, existe uma falsa sensação de que a doença nunca mais vai voltar. Infelizmente, não é assim. Depois de qualquer patologia, é necessário reexaminar e consultar um médico que lhe dirá o que esperar do corpo em um futuro próximo, às vezes nos próximos anos.

Os métodos modernos de tratamento permitem diminuir as principais manifestações, evitando algumas complicações do reumatismo, bem como as patologias orgânicas, que também são características da doença. Mas o principal problema do reumatismo é sua natureza auto-imune, por isso é bastante difícil interromper esse processo e as consultas periódicas com um reumatologista são tão importantes.

As doenças reumáticas são diversas e hoje, atingem mais de 12 milhões de brasileiros. Considerando esse cenário e com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre essas doenças, no dia 30 de outubro comemoramos o Dia Nacional da Luta Contra as Doenças Reumáticas.

Muitas pessoas acreditam que o reumatismo só acontece em idosos, mas na verdade todos podem apresentar os sintomas e ter o diagnóstico de uma doença reumática durante a vida.

Embora sejam mais comuns entre as mulheres a partir dos 40 anos, as doenças reumáticas podem atingir pessoas de qualquer idade e gênero.

Quais são as partes do corpo afetadas pelas doenças reumáticas?

As diversas doenças reumáticas podem afetar os ossos, cartilagens, articulações e músculos. O que geralmente acontece nestas doenças é que o paciente apresenta dores fortes e inflamações nas partes afetadas. Em casos graves, as pessoas não conseguem nem se movimentar, tamanha a dor que estão passando.

Além disso, as doenças reumáticas são grandes causadoras de afastamento do trabalho. Afinal, as pessoas passam por episódios recorrentes de dor e precisam de cuidados médicos com muita frequência.

Quais são as doenças mais comuns?

Entre as mais de 150 doenças reumáticas que existem, algumas são mais comuns, e é possível que você tenha uma delas ou conheça alguém que tenha.

Artrose, artrite reumatoide, lúpus, fibromialgia, tendinite, bursite, gota, febre reumática e osteoporose são algumas delas.

De fato, muitas pessoas relatam que uma dor intensa começou da noite para o dia e então o movimento dos braços ou das pernas ficou muito prejudicado. Nesses casos, é imprescindível buscar um médico reumatologista e começar o tratamento correto. Os relatos são de pacientes de todas as idades, homens e mulheres.

Independente da intensidade da dor, e especialmente se for algo recorrente, você precisa buscar ajuda profissional, tomar os medicamentos indicados e realizar o tratamento.

Existem fatores de risco para as doenças reumáticas?

Ainda que as doenças reumáticas atinjam pessoas de todas as idades, alguns fatores podem contribuir para que elas se desenvolvam. Estes fatores são o fumo, idade avançada, obesidade, consumo excessivo de bebidas alcoólicas, e também a ingestão de alguns fármacos.

Portanto, é importante adotar alguns hábitos saudáveis em sua vida. Primeiramente, a prática de exercícios físicos é muito importante. Dessa forma o seu corpo funciona melhor, e você reduz as chances de desenvolver doenças reumáticas.

É importante fazer pelo menos uma caminhada diária e movimentar o corpo todos os dias. Além disso, a alimentação saudável, sem tantas gorduras e produtos industrializados como refrigerantes e alimentos ricos em sódio, também é importante. Como resultado, você conseguirá combater a obesidade e ter mais qualidade de vida.

Mas é claro que não é uma tarefa tão simples. Por isso, o ideal é que você realize uma consulta com um profissional da área da saúde e encontre uma rotina correta para melhorar a sua qualidade de vida.

Da mesma forma, evitar o cigarro e o excesso de bebidas alcoólicas vai contribuir muito para a sua saúde.

Além de tudo isso, fique atento a dores ou inchaço em articulações periféricas como mãos e pés. Essas áreas são especialmente atingidas pelas doenças reumáticas. Portanto, ao observar estes sintomas, busque atendimento médico e faça o tratamento conforme indicado pelo profissional.

Diagnóstico de doenças reumáticas através de exames

Como já foi possível perceber, as doenças reumáticas se desenvolvem em pessoas de todas as idades e o diagnóstico é feito através de um conjunto de ações.

Em um primeiro deve ser feita uma consulta com um médico reumatologista que em uma conversa com o paciente solicitará exames de sangue e imagem complementares para que o diagnóstico seja comprovado.

Depois, será necessário total comprometimento do paciente para que o tratamento tenha efeito e com isso, as dores e inchaço poderão ser controladas, a fim de proporcionar uma vida melhor para aquelas pessoas que sofrem com as doenças reumáticas hoje.